MÉTODOS DE ESTUDO

MÉTODOS DE ESTUDO

 

 

MÉTODO DE ESTUDO BÍBLICO

 

 

Para um iniciante ter um bom PANORAMA BÍBLIA, ou uma boa dimensão do que está lendo, é preciso preparar alguns métodos que tenho aplicado por anos, e tem gerado bons resultados aos discípulos que Cristo tem me dado ao decorrer da minha jornada cristã.

Nossa COMUNIDADE tem por codinome ``PROJETO´´ porque os pastor local tem se aplicado a procurar métodos de interpretação da bíblia para que todos entendam o objetivo claro do evangelho sem muitas dificuldades, com isso nosso site tem sido atualizado e abrido portas a todos que fazem do evangelho a verdade de Deus suprema. Como um professor de teologia e um erudito estudioso, procuro abrir portas para que os santos ou irmãos em Cristo possam compreender as escrituras sem muita dificuldade, sendo que muitos que tem o chamado de mestre e deveriam disponibilizar os ensinos a igreja, tem fechado portas ou usado de fins lucrativos com sua formação teológica. Sendo que não foi assim nos tempos dos apóstolos, pais da igreja que disse que todo dom é do ESPIRITO SANTO, para edificação e crescimento da igreja (1 CORINTIOS 12).

 

Bem para se fazer um bom estudo é preciso que o aluno esteja disposto a aprender procurando sempre um tempo disponível para pesquisas e leituras. Para alguns é estranho ver um pastor motivando pessoas a estudarem de forma tão intensa a bíblia, e alguns até questionam se ela não é a revelação de Deus, pois Deus não se revelaria a nós por elas?

Sim ... mas é importante lembrar que todo ministério de Jesus estava em plena sincronia com as escrituras, Ele questionou os doutores da leis de sua época e os judeus dizendo que se tivessem o tal conhecimento das escrituras, saberiam com quem lhes falava naquele momento.

 

 

Todavia bem sabemos de onde este é; mas, quando vier o Cristo, ninguém saberá de onde ele é.
Clamava, pois, Jesus no templo, ensinando, e dizendo: Vós conheceis-me, e sabeis de onde sou; e eu não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, o qual vós não conheceis.


João 7:27-29

  

 

A importância de conhecer as escrituras sempre foi o alvo desde de os tempos de Moisés, autor literário por influencias de alguns anciãos de sua época escreveu muitas literaturas, como: GÊNESIS, EXÔDO, LEVITICO, NÚMEROS e uma parte de DEUTERONÔMIO, com isso o SALMO 90, supostamente o livro de JÓ. As ESCRITURAS sempre foram base de estudos intensos pelo os judeus, o povo responsável pela a literatura profética que hoje temos em mãos, grande homens escritores inspirados por Deus, tanto no NOVO TESTAMENTO, quanto no ANTIGO TESTAMENTO, a maior inspiração das autorias foi o ESPIRITO SANTO.

EXEMPLO DO ANTIGO TESTAMENTO:

 

 

Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que te tenho falado de Israel, e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que eu te falei, desde os dias de Josias até ao dia de hoje.
Porventura ouvirão os da casa de Judá todo o mal que eu intento fazer-lhes; para que cada qual se converta do seu mau caminho, e eu perdoe a sua maldade e o seu pecado.
Então Jeremias chamou a Baruque, filho de Nerias; e escreveu Baruque da boca de Jeremias no rolo de um livro todas as palavras do Senhor, que ele lhe tinha falado.

Jeremias 36:2-4

 

 

 

EXEMPLO DO NOVO TESTAMENTO:

 

E escreveu Paulo ... Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
Mas, se alguém ignora isto, que ignore.

1 Coríntios 14:37,38

 

 

Pedro líder da igreja em Jerusalém coloca as cartas de Paulo, mesmo ele não sendo um apóstolo como os 11, dos tempos de Cristo, dá toda autoridade as carta de Paulo e legalidade para que as igreja a levassem em consideração, pois eram de grande importância as igrejas.

 

E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.


2 Pedro 3:15,16

 

 

 Ao entendermos a importância e os créditos dados pelo os próprios líderes da igreja como os apóstolos, percebemos que em seu tempo o recurso que tinham como método de pregação era o ANTIGO TESTAMENTO, nos tempos apostólicos a bíblia era chamada de ``TANACH´´ pronuncia ``TANAK´´... o livro era resumido em 22 livros, não em 39 como temos hoje, e a maior referência eram as letras do alfabeto judaico que se resumem em 22 letras. Os livros eram em pergaminhos e resumidos, Esdras e Neemias eram um só livro, a divisão de 1° e 2º ... como 1 e 2 Samuel, Crônicas e Reis não era comum, com isso os livros nos tempos de Cristo e os apóstolos se resumiam em 22 ao todo. Os apóstolos eram judeus naturais, a não ser Paulo, que teve um estudo rígido e tinha sua cidadania romana, mas era da tribo de Benjamim e fariseu, aplicado aos estudos da lei de Moisés.

Os apóstolos só tinham o ANTIGO TESTAMENTO como ferramenta de estudo e de pregação, Cristo deveria ser explanado pelo TANAK, e isso de forma que todos não pudemos contradize los, vejamos Pedro ao escolher junto com os 120 discípulos e os 11 apóstolos o 12º apóstolo usando uma profecia de Davi, supostamente registrado em REIS ou em CRÔNICAS ou SALMOS.

 

 

E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse:
Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;
Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério.
Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniqüidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue.
Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, e: Tome outro o seu bispado.

Atos 1:15-20

 

 

Paulo como era de costume ao entrar em uma cidade em suas viagens, trazer primeiro a pregação aos judeus nas sinagogas, em TESSALÔNICA e BERÉA, cidades grega não seria diferente, ali entrou na sinagoga judaica e trouxe aos judeus presentes e aos gregos uma explanação clara da vinda do Messias na pessoa de Jesus Cristo, os que ali estavam por serem grego aptos a filosofia e aos estudos, junto com os judeus aplicados a literatura judaica dos profetas e as leis, se aplicavam dia após dia ao estudo das escrituras comparando as pregações do apóstolo com as escrituras, principalmente os Bereanos chamados de nobres.

 

E passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.
E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras, Expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.
E alguns deles creram, e ajuntaram-se com Paulo e Silas; e também uma grande multidão de gregos religiosos, e não poucas mulheres principais.
Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos, dentre os vadios e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para junto do povo.
E, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui;
Os quais Jasom recolheu; e todos estes procedem contra os decretos de César, dizendo que há outro rei, Jesus.
E alvoroçaram a multidão e os principais da cidade, que ouviram estas coisas.
Tendo, porém, recebido satisfação de Jasom e dos demais, os soltaram.
E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens.

Atos 17:1-12

 

 

O livro de Atos está cheia de repletas histórias de casos de pessoas que se submetem aos estudos, Estevão, Apolo, os irmão da igreja de Antioquia e etc, tentamos passar aqui nessa breve introdução que o estudo fez parte da história da igreja e do seu nascimento, dizer que só devemos usar a bíblia como uma tarô gospel para tirar a sorte, é dizer que a iniciativas de estudo da igreja no seu surgimento foi é de pouca importância, com isso vamos ao método.

 

Vamos preparar um ambiente aonde você consiga meditar e entender o objetivo do texto em que está sendo lido, procure um local quieto, já preparado com caderno, caneta, duas ou três versões de bíblia, procure deixar o local apto aos seus estudo diários.

Você precisa antes de tudo entender sobre o que pretende ler, procure ler um livro objetivo, sem planos de leitura em tempos específicos, isso não vai te ajudar a absorver as informações dos textos, somente atropela-los com o objetivo de cumprir o tempo de leitura determinado.

Procure ler um livro em objetivo, estudar sobre o autor do livro, fazer uma breve introdução, pois cada livro tem um alvo, um objetivo, seja alcançar alguém ou um local, ou um determinado povo e época. A bíblia é muito rica em conteúdos históricos e anda em perfeita sincronia com a história humana, existem muitos relatos históricos que registram conteúdos bíblicos e bíblicos que registram os históricos, então fique atento(a) as mínimas informações, anotar esses detalhes podem ajuda lo(a) muito.

Após a breve introdução sobre o autor mesmo que seja desconhecido, procure saber a objetividade da sua mensagem, não se apoie em especulações, isso é importante, por causa desse veneno literário sugiram muitas seitas e divisões dentro da igreja, são chamadas de teses. São importantes? Sim ... desde que não passe sobre o objetivo focal da mensagem transmitida pelo o autor, lembrando que a bíblia é inspiração divina e não humana, então não podemos passar por cima desses princípios e da mensagem do evangelho.

Gosto muito de livros de introdução, e comentários bíblicos, que dão uma boa base sobre o autor da bíblia e sua estrutura e inspiração para escrever tal livro, AUGUSTOS NICODEMOS tem um ótimo material ... não sou calvinista e nem sigo esses conceitos teológicos, sou neutro e criticado por isso, mas Cristo é o alvo da salvação não fundamentos teológicos. Com isso dou essa dica para crescimento de todos, respeitando todos os que pensam de forma diferente do que eu, somos livre e aptos a aprendermos uns com os outros.

Sigamos nosso estudo ... também após a breve introdução, você já terá uma base do conteúdo e a visão do que o autor e escritor pretender transmitir, sua concepção de texto já será de uma forma diferente do que já está acostumado a ler.

Logo em seguida procure alguns pontos chave ao começar o capitulo do determinado livro tipo:

 

1 – época

2 – cultura local

3 – para quem está sendo escrito

4 – para quem está sendo dirigida a mensagem, pessoa, povo ou local?

5 – procure saber se é o autor quem está passando a mensagem ou o próprio Deus

6 – procure saber o que está sendo confrontado, se é para época, local ou pessoa

7 – procure entende ``o porque´´ ... ``para que´´ ... ``quando´´... coisas desse tipo

8 – profecias, procura anota las, que ao decorrer dos estudos você pode se deparar com os comprimentos delas

9 – use traduções atualizadas mas que não distorcem o objetivo da mensagem, recomendável (A BÍBLIA DE JERUSALÉM), NVI, BÍBLIA VIVA, REVISTA E CORRIGIDA E ATUALIZADA ... evite NTLH, DAKE e os comentários BÍBLIA DE FULANO, OU DE SICRANO, OU DE IGREJA TAL ... o objetivo é a bíblia e seu estrutura literária, estudos adicionais não vão ajuda lo(a) e podem confundir seu estudo, o objetivo é estudar as escrituras e não estatutos e doutrinas de igrejas locais.

10 -  use um dicionário bíblico, se possível procure fazer pesquisas e cuidado com as pesquisas para não cruzar com pesquisas de seitas e heresias, isso pode trazer um problema aos seus estudos, evite comentários de teólogos e universitários, antes que houvessem os tais JESUS DISSE ``EU SOU ´´ !!!   

Lembrando que o foco desse site é esclarecer a sã doutrina, ou a doutrina que quer dizer ensino, o ensino bíblico direto, não temos o objetivo de criar teólogos ou críticos, cada um sabe de seu potencial, mas o foco do cristianismo ao decorrer da história é Cristo e nada mais, Paulo foi confrontado e comparado a filósofos e sofistas por conhecer muito das escrituras, foi até criticado por tirar vantagens por pregar o evangelho e tirar lucros, foi desafiador para Paulo ouvir essas coisas de pessoas que ele acolheu e cuidou, vejamos o texto abaixo:

 

E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.
Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.
E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

1 Coríntios 2:1-5

 

 

Porque vós mesmos, irmãos, bem sabeis que a nossa entrada para convosco não foi vã;
Mas, mesmo depois de termos antes padecido, e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus com grande combate.
Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência;
Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.
Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha;
E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados;
Antes fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos.
Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos.
Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.
Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, e justa, e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes.
Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos e testemunhávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos;
Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória.

1 Tessalonicenses 2:1-12

 

 

Essa foi das poucas críticas que Paulo recebeu ao pregar o evangelho, dizendo que o maior objetivo dele e dos apóstolos era em levar o evangelho de Cristo e nada mais !!!

Assim nossa comunidade tem o mesmo objetivo em comum, sabemos que a doutrina de Cristo é importante e a base da salvação do todos que creem em seu nome. Criar linhas paralelas ou teses e argumentos podem desestruturar uma igreja muito das mensagens das cartas apostólicas eram essa:

 

 

Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.
Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.
Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.

2 João 1:7-11

 

 

Novamente João fala sobre recompensa que está Cristo, sendo questionado a sua integridade, e os cuidados da igreja a não ir além do que tem sido censinado para igreja pelo os apóstolos, testemunhas diretas de Jesus Cristo e pais da igreja.

Hoje vivemos em um tempo que os lobos tem se vestido de ovelha para tirar vantagens usando o evangelho, vivemos na era da informação, temos bons recursos para não sermos manipulados por essa raça de víboras e serpentes, as escrituras são a verdade de Deus e pronto, ninguém pode ir contra ela! Jesus disse que Elas revelavam quem Ele é, e que nela nós temos vida eterna e dela é que profetiza a respeito dEle, assim como João declara em sua carta e Paulo declara a igreja de coríntios a tomarem o cuidado de não irem além do que ensinam as escrituras, alertas como essas tem sido de grande frequência na cartas dos apóstolos, que era escrita e lida diante de toda igreja em seus tempos, como um ato de respeito a liderança apostólica e a posição constituída sobre a vida dos tais pelo o próprio Cristo. Como qualquer outra igreja nos dias de hoje, tinham seus problemas e questionamentos, até de a ladrões já foram comparados. Mas morreram e foram fiéis até a morte, se o evangelho não fosse de extrema importância e só para fins lucrativos para os apóstolos, porque dariam suas vidas por ele?

Deixo aqui essa base de estudo para o seu desenvolvimento e crescimento, não use com arrogância e com benéfico próprio, a sabedoria é demostrada diariamente com seus atos, o conhecimento só é bom quando beneficia a igreja. Porque guarda somente para uma pessoa? Se ela faz isso é arrogante e imatura, a igreja é o corpo de Cristo, quem vê o corpo morrendo por estar doente e tem como cura lo e deixa morrer, é assassino, mas quem tem capacidade de trazer um remédio para a cura é sábio e procede dele o ESPIRITO SANTO.

 

 

Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.

Tiago 3:13-18

 

  

Todos os santos vos saúdam. (COMUNIDADE CRISTÁ PROJETO BERÉIA)
A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.


2 Coríntios 13:13,14

 

 

Pastor Leandro Fernandez